Encontro Nacional de Bedetecas
Design de José Rui a partir de ilustração de Rita Torres.
Uma Bedeteca é uma Biblioteca especifica de Banda Desenhada. Normalmente associada a bibliotecas públicas, a sua criação e desenvolvimento está comummente direcionada à promoção da leitura e à utilização desta linguagem como forma privilegiada de contribuir para esse fim, ou ao objectivo de divulgar e celebrar a BD como arte, ou ainda – e mais desejavelmente - com ambos os desígnios na sua missão.
Um ano depois de termos aberto a Bedeteca fomos assim à procura de almas gémeas. Já sabíamos que, se não íamos encontrar muitas, íamos encontrar boas. Depois foi só passar a palavra, acertar agulhas e marcar datas.
O município de Viseu acolheu a ideia. Fomos depois de porta em porta a acertar a conversa e, finalmente, marcamos datas e local: de 7 a 9 de Maio no Auditório da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva em Viseu.
Estamos a elaborar um programa adequado a este encontro. Um programa que nos permita uma troca de experiências frutífera, uma partilha de informações produtiva, um conhecimento aprofundado entre todos, em suma um encontro que possibilite o crescimento e o desenvolvimento do trabalho em prol da leitura e da Banda Desenhada.
Mas não queremos ficar pelas Bedetecas. Queremos que todos aqueles, bibliotecários ou não, que trabalham em torno da Banda Desenhada e da sua difusão nas redes de Bibliotecas possam participar com a sua experiência e possam beneficiar da nossa.
A participação é livre e está aberta. Mas os lugares são limitados. Inscrevam-se:
Rita Torres, a ilustradora do nosso cartaz
o esboço de onde se partiu para a imagem final
Rita Torres nasceu em 2002 na Carolina do Norte, nos EUA. Desde pequena que gostava de desenhar e ser traquina e por isso decidiu ser artista. Licenciada em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Publica zines e livros de ilustração esporadicamente, incluindo a zine Mitopoesis e os livros Viagem à Casa da Bruxa e Doing the Best I Can.
Efeméride - 50 anos da Visão
capa do número oito com uma ilustração de José Luís Duarte
O nome da publicação designava uma Visão e o sub título “Para uma nova Banda Desenhada Portuguesa” concretizava o objectivo. E esta revista, gerada em tempos de esperança e fulgor revolucionário, foi efectivamente um passo em frente na BD nacional. Não só pela sua qualidade gráfica (de design e impressão) mas fundamentalmente pela qualidade dos autores que a moldaram. Teve uma vida atribulada e curta, mas é - ainda hoje - uma referência importante.
No próximo boletim iniciamos uma merecida homenagem à Visão. Estejam atentos.
Horário
A Bedeteca está aberta de Quarta a Sábado, das 15h00 às 19h00. Visitem-nos
Até ao próximo Boletim!